XIII Peregrinação a Fátima do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca

 

Domingo 20 de Novembro, pelas 9h00 da manhã já as senhoras da Vila questionavam se a volta a Portugal em bicicleta este ano passava pela Chamusca, era tal o fluxo de motociclos sem motor auxiliar.

 

Na Igreja de Nossa Senhora do Bonfim encontraram-se 35 ciclistas, uns mais profissionais outros mais amadores nos Kits ( Realça-se o Kit do Joviano e do Vasco Coelho dos Reis), uns iam falando, outros afinavam as bicicletas, outros começaram logo a ouvir música (Mário Farfan). Antes de sairmos o denominar comum era evidente, lenço amarelo ao pescoço e siga que isto não vai ser fácil.

 

Etapa 1: A 1ª paragem era no Café ao lado da Farmácia nos Riachos, escoltados pelos batedores Ricardo Laranjinha e pelo Tiago Brás (que em abono da verdade durante a época nunca se lesionaram mas em vésperas da peregrinação lá se armaram em Bosingwa´s) e no carro vassoura a Joana Almeida (Madame Vinagre) que ia com um sorriso a ver o seu Toino a fazer desporto.

 Esta etapa tinha pouca história, um registo praticamente plano, mas que deu para comprovar a boa relação de amizade que existe nos manos Montoya, digamos apenas que faziam frente a qualquer vendedor que encontra a sua margem de lucro nas cordas vocais... Na entrada da Golegã lá estava o primeiro ponto de reportagem por parte da nossa grande aficionada e 1ª dama da praça de Albufeira (Pipa Carujo), que tem a paciência e o prazer de documentar todos os momentos do grupo, através da sua máquina fotográfica.

 

Etapa 2: A 2ª Paragem seria já depois de Torres Novas, mesmo à entrada do maior suplicio dos últimos meses, a Serra de Aire. Etapa simples, apenas com a excepção da volta que uns foram dar a pedido da Joana Almeida (Madame Vinagre) que lhes aconselhou um desvio de mais 5km, coisa pouca....

 

Etapa 3: A Serra de Aire, pura e dura, é um assombro de dificuldade, aqui o grupo levou a maior derriba dos últimos anos, mas com valentia, entre ajuda e espírito de sacrifício, todos sem excepção ultrapassaram o obstáculo. Sempre que na nossa vida passarmos naquela serra, o assunto será sempre o mesmo (Imaginas lá tu o que custa fazer isto de bicicleta!!!!!).

Nunca na nossa vida desejámos tanto chegar a um monumento (Natural das pegadas de dinossauro).

Os heróis deste grupo surgiram nesta etapa, foram 3 e sensibilizaram-nos a todos, por um lado o eterno Mário Farfan com a sua bicicleta de 27 Kg, que galgou a serra com uma vontade e um espírito de fazer inveja a muitos e por outro lado os heróis do futuro de seus nomes Vasco Coelho dos Reis de apenas 11 anos e Duarte Costa de apenas 10 anos... é verdade estes 2 miúdos fizeram toda a peregrinação de bicicleta e sem irem à derriba, repito, sem irem à derriba...

 

 Cada geração deste grupo se distinguiu, os antigos, os actuais e os futuros.

 

Etapa 4: A última etapa era de descompressão e risota, pois o maior obstáculo estava ultrapassado, chegamos todos a Fátima juntos e fomos directamente ao Santuário onde como manda a tradição agradecemos a Nossa Senhora de Fátima, a protecção que nos deu durante a época e pedindo-lhe que nos proteja no ano que vai começar.

Seguimos para a Capela de Santo Estêvão indo pela Via-sacra, aí já nos esperavam os familiares, amigos e elementos que não foram de bicicleta.

A celebração foi muito simpática e envolvente, sentindo todo o grupo as palavras que aí foram ditas.

Uma palavra de agradecimento ao João Manuel e à sua família que foi incansável na logística de regresso, não é fácil trazer 30 bicicletas...

 

Etapa 5: A última etapa foi a de um aconchegante jantar em casa da Lela Tello Ribeiro Lopes e do Rui Souto Barreiros na Golegã, a quem desde já agradecemos o simpático jantar, e damos os parabéns pela tertúlia que têm, mas cara Lela e caro Rui, agora pertence ao Francisco encher os poucos espaços vazios dessas paredes...

O jantar foi passado a descrever e a rir com as peripécias do dia, mas algo de comum se sentia naquela tertúlia, a felicidade de um dia de grupo, em que todos não nos iremos esquecer tão cedo.

 

 

“A Felicidade exige valentia”

Fernando Pessoa

 

Registo a Melhorar: 3h10m a pedalar em 44 Km.

 

 

Aposento da Chamusca

 

FOTOREPORTAGEM

Fotografias de Filipa Carujo