Parabéns Aposento da Chamusca

Pelos 32 anos na Arte de Pegar Touros.

Faz hoje 32 anos, que no dia 29 de Julho de 1984 um grupo de “cachopos”, capitaneados por um também “cachopo”, se dirigiu à distante Nave de Haver para aí realizar a primeira corrida oficial do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca.

Saímos da Chamusca na véspera, pois as estradas e os carros eram outros.

Depois de uma noite dormida, no sótão de uma qualquer pensão em Vilar Formoso, acordámos bem cedo para irmos à Missa e para nos irmos ambientando à “festa”, que para aqueles lados era rija.

À hora da corrida, um misto de ilusão, ansiedade e expectativa preenchia as nossas mentes, que foram crescendo com a longa espera, já fardados, à porta da Praça. Para ajudar, havia um tal touro “Vinhas” que não nos saía da cabeça…

O Senhor Engenheiro Rosa Rodrigues, que era o ganadeiro dessa corrida, vendo-nos “ligeiramente” atrapalhados deu-nos o sábio conselho, “oh rapaziada, se vocês querem ser forcados não podem estar preocupados com o tamanho dos touros. Os touros não fazem mal pelo tamanho”.

Para todos os jovens que se fardam pelo Grupo, e passados todos estes anos, vestir a Jaqueta do Aposento da Chamusca deve ser, cada vez mais, um Orgulho mas também uma Responsabilidade.

Que o Respeito pela Nossa História e por todos os elementos que pelo Grupo se fardaram, esteja em vós sempre presente.

Que a Jaqueta vos pese…

Pelo Aposento da Chamusca venha Vinho!

Grande Abraço,

 

Fakika