CRÓNICA DA CORRIDA

Na passada quinta-feira,dia 1 de Setembro,dirigi-me para Albufeira,a fim de assistir à corrida de toiros anunciada para essa noite,na Praça de Toiros local.Os cartazes,anunciavam como cavaleiros,Joaquim Bastinhas,Tito Semedo e Ana Baptista.Como forcados,os Amadores da Moita e do Aposento da Chamusca lidando toiros da Ganadaria de Fernando dos Santos. Apesar da chuva que caíu durante todo o dia,principalmente nas redondezas de Albufeira,a Praça apresentou meia casa preenchida,o que,atendendo às circunstâncias,se pode considerar bom. Claro que o público ao ver anunciado o Grupo do Aposento da Chamusca,fica logo ansioso por ir ver,quais são os jovens que o nosso cabo Pipas vai lançar desta vez.Isto porque o mesmo público já sabe,que vai rever a presença dos mais velhos,tipo Faquica,Feijoca,Tiago e mais alguns "pantemineiros",que não eu,que sempre marcam presença e ainda bem.E ainda bem que aparecem,porque a sua presença,dá mais alento aos mais novos que assim se sentem mais amparados.Ao fim e ao cabo,cada um deles,representa uma pedra, do edificio que o Grupo vai construindo ao longo dos anos ,e onde ficará guardado todo o seu historial.Só se lhes pede que ajudem,não atrapalhando.Aqui chegado,as pessoas dirão.Mas a que propósito este individuo está aqui a escrever.Pois é.É que,no final da ceia,o cab o Pipas pensou:Espera aí,pantemineiro por pantemineiro,está aqui este que é o mais velho e,engatou-me para fazer a crónica.

Posto isto,vamos ao assunto.

Em primeiro lugar vamos aos anunciados toiros,que o não eram.Dois saíram com o 9 na espádua e os outros quatro com o 8. Sinceramente gostei do que vi. E gostei,porque exceptuando o 3º da ordem,que se .agarrou às tábuas,mas sempre que bem levado,sempre de lá saíu,todos se mostraram possuídores,daquilo que hoje se vê muito pouco em muitas ganadarias e que dá pelo nome de casta.Então nas suas investidas para os capotes,foram de sonho.Bem humilhados e com investida larga.Ao sentirem o ferro,respondiam com força apertando com os cavaleiros,que entretanto aproveitaram para rodar e treinar cavalos.

Quanto a mim,foi a Ana Batista,embora com algumas dificuldades na lide do 3º da noite,quem melhor actuou.Também penso que para isso,contribuiu o facto de ser o único Cavaleiro que apresentou os cavalos,sem a artilharia pesada,enfiada na boca dos mesmos,podendo assim conduzi-los com uma só mão.

Bastinhas no seu estilo,aproveitou para ensaiar novos números.No final da lide,e após dar as já habituais voltas à arena a cavalo,já se desmonta no meio da arena.Pouco falta para o fazer junto ao director de corrida.

Tito Semedo,foi o menos feliz da noite.Urgente rever a quadra de cavalos.Com quasi todas as montadas que apresentou,foi uma constante briga para os obrigar a irem ao novilho ou para impedir a fuga assustada.No final,teve o bom senso de não dar volta.

Quanto à forcadagem,como mais antigo,saiu em primeiro lugar o Grupo de Amadores da Moita. Na primeira pega,à primeira tentativa,o forcado da cara esteve fatal,tendo sido volteado no momento da reunião. Na segunda emendou bem,e pegou sem dificuldade. As segunda e terceira pegas deste Grupo,resultaram espectaculares,mais a terceira,embora sem dificuldades de maior.

Quanto à rapaziada do Aposento,em primeiro lugar,tivemos como solista o João Saraiva,vulgo Zagaio,seguiu-se o Bruno Rodrigues e fechou o Luca Rosado,que se estreou.

Também gostei do que vi,por várias razões.Uma delas ,que é muito importante,foi o terem trasmitido para a bancada a sensação de segurança e à vontade.E isso,vocês fizeram-no pela maneira segura e calma como foram para os novilhos.Depois,souberam esperar por eles,levaram-nos bem e muito importante,reuniram bem,aguentando os derrotes com vontade de lá ficarem.Muito bem.Nunca se esqueçam ,de que uma boa reunião é meia pega feita.

Não posso acabar esta crónica,sem realçar a actuação do Grupo a ajudar e a rabejar.Muito bem.

Continuem assim porque estão no bom caminho.

E termino,agradecendo ao Grupo,o que me têem permitido divertir-me a vê-los pegar toiros.

Bem hajam.

Um abraço do

 

Rui Souto Barreiros

Nota: Rui Souto Barreiros, amigo do GFAAC e Avô de um forcado no activo.