Campo Pequeno, Corrida Nova Gente, 3 Set.

O Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca – a comemorar as “Bodas de Prata” da sua fundação – também se apresentava no Campo Pequeno pela primeira vez esta época. À cara do primeiro toiro foi o jovem forcado Francisco Montoya. Na sua primeira tentativa, citou com decisão e de forma tranquila. O toiro ensarilhou no momento da reunião, mas ainda assim o forcado ficou na cara, aguentando os derrotes, mostrando muita vontade de ficar. Contudo, as ajudas tardaram a chegar não se concretizando a pega. Na segunda tentativa, o forcado mandou vir de novo o toiro, reúne de forma justa mas sofreu um derrote violento, acabando por tirar o forcado que voltou a mostrar muita vontade de ficar. Na terceira tentativa, já com ajudas reforçadas, o jovem cara não teve espaço para recuar, com o toiro a entrar pelo grupo dentro. Concretizou à quarta tentativa, com as distâncias mais curtas e o grupo a fechar. Para o quarto da noite foi forcado da cara António Melara Dias, que citou de forma vistosa e bonita. O toiro arrancou de forma repentina, o forcado reuniu mas acabou por não se aguentar na cara do toiro. Na segunda tentativa, o toiro arrancou com muita pata e a reunião foi difícil, com as ajudas a terem também alguma dificuldade a fechar. À terceira tentativa, o forcado reuniu melhor e aguentou a viagem até o grupo fechar nas tábuas com segurança.

in http://www.tauromania.pt

Veja aqui as fotografias

Caras:Joao Zagaio (2ªtentativa), Sebastião Castelo Branco (2ªtentativa), Pedro Coelho dos Reis (1ªtentativa), António Melara Dias (1ªtentativa), Nuno Mira (1ªtentativa) e Francisco Montoya (1ªtentativa).

25 anos do Aposento da Chamusca 24 de Julho

Comemoração dos 25 anos do Aposento da Chamusca - Ganadaria Infante da Câmara

Corrida Comemorativa dos 25 Anos do Grupo

Praça de Toiros da Chamusca

24 de Julho de 2009

 

Foi no passado dia 24 de Julho, sexta-feira, que o nosso Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca, na comemoração dos seus 25 anos de existência, se encerrou com 6 toiros da prestigiada e histórica ganadaria Infante da Câmara. Desde sempre que esta ganadaria de renome desperta, quer no público quer nos intervenientes mais directos da corrida de toiros, uma especial ânsia e curiosidade, não só pelo afamado ferro, como pela emoção que proporciona às lides e às pegas. Teve esta ganadaria início em 1942, pela divisão da que havia sido fundada em 1929 por Emílio e José Infante da Câmara, com vacas e sementais de Campos Varela, aumentada com vacas de Alves do Rio e sementais de Conde la Corte, Belmonte e Juan Guardiola, cuja estreia se verificara em Junho de 1931, mais concretamente em 7 de Junho. Entretanto, após a divisão, o Sr. José Infante, mantendo ferro e divisa de Campos Varela, elimina toda a proveniência de Alves do Rio, enquanto, posteriormente, os seus herdeiros introduzem sementais de Nuñez, Passanha e Juan Pedro Domecq. Rezam as crónicas mais antigas que a bravura e codícia das investidas dos toiros provenientes desta ganadaria são francas e nobres, pelo que a expectativa é sempre grande. Não obstante, e no desenrolar da embolação e já mesmo na própria corrida, o cartel, no que diz respeito aos toiros, sofreu uma pequena alteração, lidando-se nesta noite quatro toiros de Infante da Câmara, um da ganadaria espanhola de El Madroñal e um de Casa Avó, entre os 420 e os 475 quilos de peso.

Numa moldura humana castiça e aficionada que quase preencheu as bancadas, a Praça de Toiros da Chamusca apresentou 3/4 de casa.

A abrir praça Joaquim Bastinhas. O seu primeiro toiro não lhe concedeu a lide por que tanto ansiava, não lhe permitindo grande toureio. Teve mérito nas tentativas de alegrar o toiro, tendo que lutar para lhe conseguir sacar a investida curta e tímida, obrigando-o a abreviar a lide. Contrariamente, no seu segundo toiro, Joaquim Bastinhas cravou bons ferros, chegando facilmente ao público, mais ao seu estilo, encerrando com um óptimo par de bandarilhas. Também Sónia Matias esteve bem nos curtos no seu primeiro toiro, bem ao seu estilo, a carregar as sortes. No seu segundo toiro, manso, não pode lidar como desejaria, vendo-se obrigada a abreviar a lide. O toiro não permitiu nem consentiu que a lide se prolongasse. Finalmente, Rui Santos. Este cavaleiro actuou com êxito, realizando duas lides de bom nível. A primeira diante do segundo toiro do seu lote, uma vez que o primeiro saiu inferiorizado de uma mão. No segundo toiro encerrou a corrida lidando o sobrero com o ferro de Casa Avó. Em ambas as lides andou aproveitou as boas qualidades dos seus oponentes. Destaque-se a cravagem de bons ferros, destacando-se o último de violino. No seu segundo toiro cravou bem, destacando-se o ferro de palmo que encerrou a noite.

Os toiros obrigaram o Aposento da Chamusca a estar bem defronte deles. Era isto que se queria numa corrida de celebração das bodas de prata, principal atractivo da corrida: 25 anos do GFA Aposento da Chamusca. Abriu praça João Saraiva (Zagaio), numa valente primeira tentativa que só não se consumou face ao tardo aparecimento das ajudas. Consumou uma boa pega à segunda tentativa. No segundo da ordem, Sebastião Castel-branco também consumou apenas à segunda, deixando que o toiro lhe fugisse de investida na primeira tentativa, não lhe falando. Na segunda tentativa tem um cite exemplar, reunindo bem à barbela, com os grupo a entrar e a fechar bem. Pedro Coelho dos Reis (Pipas) fechou o terceiro toiro à primeira tentativa, num cite toureiro que encheu a cara ao toiro, sem dificuldades. António Melara Dias pegou também à primeira tentativa, bem como Alexandre Mira e Francisco Montoya, encerrando um curro de quatro toiros de Infante da Câmara, um da ganadaria espanhola de El Madroñal e um de Casa Avó, os quais no geral deram jogo razoável nas lides a cavalo, mas pedindo meças aos forcados de cara e respectivo grupo.

Uma corrida bastante agradável pela entrega dos toureiros e dos 64 elementos do Aposento da Chamusca, comandados pelo nosso cabo Tiago Prestes, os quais se fardaram conjuntamente. Gerações de forcados activos e de antigos elementos, que reuniram esforços nas pegas dos hastados, abrilhantando a corrida. O saber de uns que nunca esquecem, e o sangue na guelra de outros, que vão aprendendo e demonstrando a enorme vontade de pegar toiros. Destaquemos o aparecimento de todos aqueles que voltaram a vestir a jaqueta do Grupo, após anos e anos da sua despedida que, para todos os efeitos e como se viu, não foi mais do que um breve "até já", demonstrando disponibilidade imediata para quando o Grupo "toca p'rá unha" convocando-os a pegar qualquer corrida. É isto que faz um grupo de forcados. É isto que dá emoção. É isto que faz querer pegar toiros. É isto que honra e dá orgulho. É isto que faz de nós forcados. Parabéns a todo o Grupo!

Pelo Aposento da Chamusca venham mais 25 anos!

Porto de Mós 3 Julho

O espectáculo foi cancelado.

Caldas da Rainha 24 Maio

No passado dia 24 de Maio, o Grupo de forcados de Aposento da Chamusca, fez a segunda actuação de 2009 frente a um curro de toiros da ganadaria Pinto Barreiros.

Mais uma execelente organização do empresário Paulo Pessoa de Carvalho, com 1/2 casa forte num dia muito cinzento, em que a chuva ameaçava estragar a festa.

Para a cara do primeiro da tarde, foi escolhido o experiente forcado Pedro Coelho dos Reis (Pipas) que consumou a pega à 2a tentativa, num toiro com cara desigual o que dificultou a reunião.

Para o terceiro toiro da tarde, foi chamado o jovem e experiente Francisco Montoya, que resolveu sem complicar com uma bonita pega à 1 tentativa.

Para o quinto da tarde, foi cara o forcado António Melara Dias que consumou a pega à segunda tentativa, tendo perdido a cara do toiro no primeiro intento.


Chamusca 12 Abril

No passado Domingo de Páscoa, dia 12 de Abril, o Grupo do Aposento da Chamusca inaugurou oficialmente a importante temporada 2009, ano de comemoração das bodas de prata, registando-se meia casa forte na bonita e bem arranjada Praça de toiros da Chamusca.

Como estava previsto a fardamenta teve lugar no local habitual, os balneários da piscina da localidade.

Após o habitual discurso do cabo Tiago Prestes, onde recordou a todos os presentes a grande responsabilidade da época em curso, pois temos 25 anos de uma riquíssima história a defender, o cabo divulgou os nomes dos 18 escolhidos para pegar os dois Cunhal Patrício que nos calhariam em sorte.

 

E como já seria de prever, uma vez que a política nas fardamentas no ano das bodas de prata passa por conciliar o passado com o futuro, as escolhas recairam sobre antigos e novos elementos do Grupo. Os primeiros com provas mais que dadas, os segundos com enorme vontade em provar. Nem uns nem outros desiludiram, como é apanágio no Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca!

Tiveram de ficar de fora bastantes elementos (e ainda bem, é sinal de vitalidade, evolução e crescimento do Grupo!), pois a regra dita que só fardam 18. Não me cabe a mim dize-lo, encarregue de escrever esta crónica, mas não poderia de deixar de dar uma palavra aos que desta feita ficaram na bancada (onde me incluo): Esta época será longa, e por certo haverá oportunidades para todos! Haja vontade, dedicação e determinação de todos. Nem sempre ficamos satisfeitos, e ainda bem que assim é, pois prova que temos vontade para andar nos toiros e querer em agarrar a nossa vez.

Relembro ainda as palavras do cabo: "O Aposento existe para nós forcados o servirmos, e não para ser servidos"

 

Chegados às imediações da praça, era difícil não ficar impressionado com o grande ambiente que ali se sentia. Está criado um entusiasmo fora do vulgar em volta das corridas na velha Praça da Chamusca, que parece difícil de contrariar… e que dá gosto ver!
O cartel era também bastante atractivo: Francisco Cortes, Filipe Gonçalves, Manuel Telles Bastos, Marcos Tenório, Duarte Pinto e Tiago Lucas; toiros de Cunhal Patrício; Forcados de Amadores da Chamusca, do Aposento da Chamusca e Académicos de Elvas.

 

No que diz respeito aos toiros, estavam bonitos e bem apresentados.
2.º toiro – para o primeiro toiro da corrida (e da época!) o cabo Tiago Prestes resolveu dá-lo a um forcado, que embora novo em idade, já é uma aposta ganha neste Grupo: João Vinagre.
Nos tércios, o João brindou a pega deste segundo toiro ao entusiasta publico da castiça Chamusca.
O toiro com 470kg tinha um comportamento irregular, e após um cite bem entoado, o João  resolve carregar a sorte, tentando alegrar a investida do oponente não conseguindo que este lhe correspondesse da melhor forma, o toiro arrancou com o forcado de uma forma desconcertada, tendo provocado uma reunião defeituosa com a cara a meia altura, o que levou o João a não conseguir concretizar a primeira tentativa. Depois de se recompor, o João cita novamente, com calma mostrando-se bem ao toiro, mas o manso, fica tardo na investida e obriga o forcado a ir curto com ele conseguindo desta forma que o toiro arrancasse,  recuando bem e eficazmente, conseguiu consumar a pega ao 2º intento, realçando a 1ª ajuda dada pelo Tiago Franco e com o Grupo a revelar um forte espírito de entreajuda na imobilização do astado.

 

4.º toiro – Este toiro, que acusou na balança o peso de 410 kg, tinha o mesmo “tipo” do pegado em primeiro lugar. Para a cara, Tiago Prestes decidiu que iria o Tiago Laranjinha, forcado que dispensa apresentações, com provas mais que dadas na arte de ajudar, sobretudo nas 1as.
O Laranjinha brindou á empresa da praça. Com uma vistosa "toreria" partiu para o toiro que se arrancou de largo, obrigando o Laranjinha a recuperar terreno antes de recuar. Uma boa reunião, todos o sabem, “é meia pega” e o Laranjinha conseguiu-a, porém este toiro não queria facilitar e foge ao Grupo, evitando-o. Mas uma óptima ajuda do seu irmão Rui Laranjinha e do resto do Grupo fizeram o resto, numa pega à primeira tentativa.

 

O jantar teve um pouco de tudo: forte presença de actuais e ex-elementos; discursos carregados de significado, como já vai sendo hábito, por parte do cabo Tiago Prestes, e pelos pegadores do dia; bom vinho e boa comida; boa disposição e óptimo ambiente taurino!
Foi, portanto um grande jantar, que pôs a fasquia alta para o resto da época.
Concluindo, apesar de estarmos ainda em Abril, houve já um cheirinho a época… e se não foi um dia perfeito, serviu na perfeição para nos lembrarmos da dimensão do Grupo, e da falta que sentimos dele no defeso.
P'lo Aposento da Chamusca VENHA VINHO E TOIROS!!!
Não queria deixar de Manifestar o meu agrado e dar os parabéns a todos os jovens forcados que se fardaram a 1ª vez pelo grupo desejando-lhe as maiores felicidades e sorte do Mundo. Também gostaria de felicitar a empresa pelo espectáculo digno que montou no Domingo de Páscoa na Chamusca desejando os maiores êxitos financeiros e taurinos, por vocês “HoraBuena”.       

 

Tiago Prestes  


O 1º Treino... (Chamusca, Sábado, 14 Fev)

A temporada de 2009 do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca (G.F.A.A.C.) começou, em época muito especial para o Grupo, uma vez que festeja as suas bodas de prata, tendo na sua liderança desde a origem e formação o cabo Tiago Prestes.
Começou, no Casal do Vale Formoso, na Chamusca, casa do cabo, mais uma época. Como sempre, "todos os elementos têm que estar de corpo e alma com o Grupo, fazendo sacríficios, demonstrando e tendo muita vontade e dedicação, pois foi assim que o G.F.A.A.C. conseguiu vingar no mundo dos toiros". São estas algumas das palavras que o cabo Tiago Prestes fez questão de pronunciar ao dar início à temporada, acrescentando ainda que "a rapaziada nova que esteja consciente de que não existe facilidades e é preciso lutar!". Para o primeiro treino estavam reservados três novilhos com boa apresentação e trapio. No 1º novilho da tarde os forcados da cara tinham que estar bem no cite, mostrar-se bem e recuar ainda melhor. Saiu a sorte de abrir o treino e o 1º novilho ao Sebastião Castelbranco, que esteve muito bem na cara do novilho, e sem hesitações. Aliás sabemos bem que ao abrir as reses, não há lugar a toreria mas sim a decisão de avançar, templar, recuar e reunir bem, o que é de extrema importância. Bem o Sebastião! O 1º novilho deu muitas e boas pegas e fez com que o grupo "abrisse o olho". Uma palavra de coragem ao forcado Manuel Mesquitella, um forcado que está pegado e tem vindo a dar provas, mas que esteve num dia menos bom. Tal só não acontece a quem não pega. Na vida como nos toiros, há que sacudir a areia e voltar, agarrar no barrete e não virar a cara à luta. É isso que nos distingue. Melhores dias virão e o Grupo está sempre pronto e presente para o apoiar e incentivar. Nuno Tenente, na sua segunda época de treinos, demonstrou estar ainda pouco pegado, o que é natural. Temos apenas a referir que a vontade que demonstrou, não virando nunca a cara ao novilho desde a primeira à quarta tentativa, não foi proporcional à técnica de reunir. A novilhos como os que se apresentaram no tentadero neste treino, permitindo boas reuniões, têm os forcados de cara que se agarrar com vontade e fechar-se de pernas. Mais treinos virão para corrigir. O 2º novilho da tarde, mais corpolento que o anterior, com maior porte e melhores "hechuras", exigia atenção e empenho de todo o Grupo. Calhou a sorte de abrir o 2º novilho ao forcado Francisco Neves que esteve decidido e fez uma boa pega, com uma reunião que se diria quase perfeita, não fosse o adiantar de um joelho. Uma palavra de parabéns aos ajudas na pega do Francisco. Forcados mais experientes e forcados que ajudaram pela primeira vez, inter-agiram muitíssimo bem, proporcionando uma grande pega de Grupo. Saiu então o 3º novilho da tarde para o solista Tiago Franco. Franco esteve decidido, concretizando ao segundo tento, por não ter reunido como queria. Uma vez mais, bem o Grupo a ajudar. Este novilho tinha uma bela apresentação, bravura e força, dotado de uma córnea que permitiu aos segundas ajudas fecharem-se sempre bem. Os mais novos, nos três novilhos, mostraram e ganharam coração. Os mais velhos treinaram e apuraram as suas técnicas, "a su gosto", que melhor se identificam consigo.
Em suma, foi um excelente treino para um início de temporada, dos melhores que o Grupo teve.  Todos os novilhos se empregaram bem, obrigando o Grupo a estar ainda melhor, desde os forcados de cara como os ajudas a terem que se empenhar a fundo e a não deixarem passar nada. Uma palavra para os rabejadores de serviço, Jorge Carrão e Diogo Bleck, que não tiveram uma tarefa nada fácil, com algumas situações "constrangedoras" mas que não passaram de sustos e que lhes dão mais alma. Sendo que têm ambos de apurar a arte de bem rabejar, pois quem sabe esta época não terão de ser chamados a entrar em palco com toiros sérios, sendo o rabejador fundamental para a concretização de uma pega que, pelo seu tardar, pode desfazer-se. Também não podemos deixar de dar uma palavar ao homem do capote: Alexandre Mira. O Mira esteve bem a receber os novilhos, dando-lhes uns bons capotazos, preparando e colocando os novilhos para as pegas. Da rapaziada nova, três destaques: Ivo, com muita vontade e muito peito; Pedro Castro, bem e com postura à frente dos novilhos; e o rapaz da Golegã muitissímo bem também, com duas primeiras ajudas muito boas, dando o corpo ao manifesto, ajudando literalmente o forcado da cara. Bons pronúncios! Da rapaziada menos rodada na época anterior, Nuno Cavaleiro demonstrou empenho em apurar a técnica nas ajudas, começando a dar sinais de compreender o que é preciso para bem ajudar; Bruno Sangareau demonstrando querer e vontade, tendo de corrigir nos próximos treinos o temple e a reunião, de maneira a não ir buscar a reunião mas deixar que esta se faça, esperando por ela; Morangos de volta às arenas, numa muito boa pega, após quase 12 meses de afastamento por lesão na pré-época passada. Bem-vindo! Quanto aos mais velhos, nada a apontar, ajudando e incentivando sempre os mais novos nas alturas de aperto, tendo sempre uma palavra a dizer: José Pinto-Coelho, Ricardo Cartaxo, Rui Hipólito, Laranjinha, Francisco Montoya, João Vinagre, António Melara Dias, Licínio Sanches, entre tantos outros. A sensação que fica do primeiro treino é de que a rapaziada nova, no final do dia, estava satisfeita e contente por terem sentido, pela primeira vez, a pega e as reses, divertindo-se a pegar! Mais treinos virão para que, no momento certo e se Deus quiser, estejamos todos nas melhores condições. Sorte a todos e até ao próximo treino a anunciar brevemente.

P´lo Aposento venha Vinho

 


"Pré-Temporada"

A Temporada 2009 do Grupo de Forcados Amadores do Aposento da Chamusca terá início no próximo dia 14 de Fevereiro, sábado, pelas 15h00. Embora cada época seja especial, com a demonstração de vontade de todos os elementos em quererem pegar mais e melhor, em apurar o cite, as distâncias, o temple, etc., a época que sábado desponta tem um sabor ainda mais especial e único uma vez que o Aposento da Chamusca celebra as suas bodas de prata. Facto notável em qualquer grupo de forcados e que certamente não passará despercebido entre a aficion. De extrema importância e relevância no seio do próprio Grupo que tem na liderança o cabo Tiago Prestes desde a sua fundação, dar-se-á início à época de treinos no Casal do Vale Formoso, na Chamusca, casa do cabo, que abre as portas ao seu Grupo, num gesto que se vai repetindo anualmente. Todos ao treino é palavra de ordem, pois há que apurar a arte e a técnica de pegar toiros e aproveitar cada minuto e cada pega nos tentaderos! Todos os treinos são poucos para tanta gente. Principalmente para a rapaziada nova que, com o seu entusiasmo, quer sempre demonstrar a sua galhardia e valentia face a todo o Grupo que se empenha em ajudar e incentivar as "jovens promessas" da forcadagem, sempre com muita humildade e muita toreria acima de tudo. Assim se quer num grupo de forcados e assim é no Grupo de Forcados do Aposento da Chamusca. Sorte e que Deus nos acompanhe!